quinta-feira, 7 de outubro de 2010

E O PRÊMIO NOBEL VAI PARA...O GRAFENO!

Ontem, dois professores, Geim e Novoselov, ganharam o prêmio Nobel de física por "experimentos revolucionários relacionados ao material bidimensional grafeno".

O grafeno é formado apenas por átomos de carbono. O carbono pode ser entendido na sua estrutura como uma distribuição hexagonal dos átomos. Mas no caso do grafeno, algo interessante acontece, como Geim mesmo explica, "tudo no nosso mundo tridimensional tem uma profundidade, uma altura e uma largura. Isso foi o que pensamos, ao menos". O trabalho de Geim e Novoselov expande o nosso entendimento de materiais que não têm nenhuma destas propriedades dimensionais, porque só têm um átomo de grossura. Eles têm uma dimensão a menos.

O próprio Geim diz que não tem a menor ideia sobre a extensão dos prováveis usos de um material como o grafeno. Mas sabe-se que, apesar de sua bidimensionalidade (ou justamente por causa dela), o grafeno é a substância mais fina e forte do universo conhecido, pode ser esticada como borracha e não é impregnável por líquido ou gás. Ele também conduz eletricidade, o que pode vir a substituir outros materiais para esses usos no futuro.

O professor Geim está empolgado: "eu espero que o grafeno e outros cristais bidimensionais alterem a vida diária da humanindade da mesma forma que os plásticos alteraram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário