terça-feira, 19 de outubro de 2010

Entrevista: Yopanan C. P. Rebello


Em Abece Informa

Engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie, mestre e doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, Yopanan Conrado Pereira Rebello é engenheiro de estruturas e diretor técnico da Ycon Engenharia, tendo realizado projetos em concreto armado, concreto protendido, aço, madeira, alvenaria estrutural e argamassa armada. É autor dos livros A concepção estrutural e a arquitetura, Bases para o projeto estrutural na arquitetura, Aço, concreto e madeira – atendimento às expectativas dimensionais, Fundações - guia prático de projeto, execução e dimensionamento e Arquiteturas da engenharia ou engenharias da arquitetura e redigiu mais de 50 artigos técnicos para revistas especializadas. Professor de Sistemas Estruturais I na Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade e diretor pedagógico da Ycon Formação Continuada, ministra cursos sobre as interfaces entre engenharia e arquitetura em todo o Brasil, além de ser professor de cursos à distância promovidos pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço).

A que se deve o sucesso do curso à distância Sistemas Estruturais em Aço na Arquitetura promovido neste ano pelo CBCA?

Um produto só faz sucesso se for de qualidade, apresentar algum diferencial, ser acessível e bem divulgado. E para mim é isso que o CBCA oferece. Desses fatores, posso falar melhor sobre a qualidade e do diferencial do produto. O curso é montado de maneira que, em primeiro lugar, garanta um bom nivelamento de conhecimento, independente do grau de informação que o aluno apresente ao procurá-lo. Esse nivelamento é feito a partir da discussão dos fenômenos básicos que ocorrem nos elementos estruturais, tais como tração, compressão, flambagem, flexão e torção. Só depois é que o material aço é apresentado, complementando a exposição com a apresentação de suas aplicações nos mais diversos sistemas estruturais.

Como o sr. avalia a evolução do uso do aço nas atuais construções?

Eu diria que graças à intensa divulgação feita pelos grupos siderúrgicos e pelos órgãos do setor, o aço começa a conquistar seu espaço na Construção Civil. Existem barreiras a serem vencidas e a principal ainda é o desconhecimento. A maior demanda na construção civil é a de moradias, principalmente as denominadas habitações populares. É demais conhecido o déficit de habitações no país. E a estrutura metálica, com todas as suas vantagens construtivas, seria a melhor alternativa, não fosse a falta de uma avaliação mais criteriosa de custos tanto pelos projetistas como clientes. Esse é um entrave que deve ser removido a curto prazo.

Quando e como deve se dar a escolha pelo sistema estrutural em aço?


Uma coisa que tem que ficar clara: não há um único material que resolva bem todas as situações de projeto. Há ocasiões em que o aço pode ser melhor que o concreto, outras em que isso se inverte; e algumas, até, em que a madeira pode ser a melhor opção. Dependendo da situação, o aço é imbatível, tais como na velocidade de execução, na precisão e leveza. Ainda há situações em que o próprio canteiro de obras e a topografia de implantação da edificação, praticamente, obrigam o uso do aço. Não se deve esquecer a possibilidade, muito interessante, de juntar aço, concreto e madeira, cada um desempenhado seu melhor papel na composição estrutural e arquitetônica. Já tive oportunidade de juntar, com sucesso, aço e alvenaria estrutural. Agora, uma coisa, para mim, é inadmissível: o uso de qualquer material por modismo.

Para ler na íntegra: Abece Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário