domingo, 10 de outubro de 2010

SELO VERDE DA CONSTRUÇÃO


Você sabe o que GBC ou LEED? Se não sabe, e é um engenheiro civil, então está na hora de rever seus conceitos.

O Green Building Council Brasil - GCB Brasil, criado em março de 2007, é uma ONG (organização não governamental) que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building em um processo integrado de concepção, construção e operação de edificações e espaços construídos.

O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.

A missão da ONG é atuar fortemente na disseminação do conhecimento sobre construções verdes, capacitando tecnicamente profissionais dos vários elos do setor da construção e integrando todos os agentes do mercado, sejam organizações governamentais ou privadas.

O GBC também trabalha na divulgação das melhores práticas adotadas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais, bem como promoverá o sistema de certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) no Brasil, que é uma cerificação conferida as construções que respeitam os princípios da sustentabilidade.

A certificação LEED é muito abrangente e serve de marco referencial quando o assunto é construções verdes, green building, ou construções sustentáveis. Nos EUA, cidades estão sendo repensadas com base na certificação LEED.

O GCB Brasil tem entre seus grandes desafios a consolidação de um programa educacional nacional e o estabelecimento de parcerias estratégicas para alavancar as atividades da ONG em território nacional. Além disso, o GBC tem como objetivo integrar todos os agentes do mercado de forma a propiciar um ambiente favorável à construção sustentável, favorecendo a conscientização do cliente final de todo o processo e seus benefícios.

Entre os dias 01 e 03 de setembro de 2010 ocorreu em São Paulo a Green Building Conferência & Expo. Alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais estiveram reunidos em São Paulo na 1ª edição brasileira do evento, que se realiza anualmente nos Estados Unidos e em outros países do mundo para debater as tendências da construção.




O Green Building Conferência & Expo é a visita guiada a empreendimentos selecionados – a Green Building Tours. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer a aplicação dos conceitos da construção verde na prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário