segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Supercomputador entra em atividade

Da página de notícias da UESC.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) disponibilizará aos seus pesquisadores uma nova ferramenta, o Centro de Armazenamento de Dados e Computação Avançada da UESC (CACAU). O equipamento será apresentado à imprensa e à comunidade acadêmica, na próxima segunda-feira, dia 18 de outubro, às 9h30min no NBCGIB - Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas, onde está instalado. Às 10 horas, no auditório do 5ª andar da Torre Administrativa, a equipe que coordenou o projeto fará uma explanação sobre a capacidade do equipamento e os softwares disponíveis.

O CACAU deverá servir de apoio aos pesquisadores e alunos na solução de problemas que envolvam cálculos numéricos complexos, além de prover espaço para armazenar parte de sua produção científica de forma segura e confiável.
Segundo o Dr. Adriano Hoth Cerqueira, professor do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicos (DCET) “o supercomputador CACAU é uma solução em computação de alto desempenho com 160 núcleos de processamento e grande capacidade de cálculo e armazenamento de dados”.
O projeto tem o apoio da FINEP/MCT, através de seus editais infraestruturantes. O site do CACAU pode ser visto em NBCgib

Nenhum comentário:

Postar um comentário