segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ceplac realiza avaliação das pesquisas do Cepec

Crédito: ASCOM

Um Seminário Técnico reunindo pesquisadores da Ceplac da Bahia e Espírito Santo encerrou, na sexta-feira, 29, a avaliação de 117 projetos de pesquisa novos ou em andamento no âmbito do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) nos dois estados. As pesquisas dão ênfase às áreas de genética, fitopatologia, tecnologia dos produtos, nutrição de plantas, entomologia, fitotecnia e economia.

O evento foi iniciado na segunda-feira com grupos temáticos que avaliaram dois programas: Desenvolvimento das Regiões Produtoras de Cacau, com ações para geração de tecnologia para o cacau, seringueira e dendê e outros produtos da diversificação. Todos os projetos em andamento e novos foram inseridos no sistema do Cepec (SisCepec) composto por dez cadeias produtivas: cacau, seringueira, pupunha, juçara e açaí, caju, cupuaçu e mamão, mandioca, café, bovinocultura, pequenos animais, dendê, pupunha e açaí.

O coordenador da área de planejamento da pesquisa Antônio César Zugaib explicou que os projetos foram apreciados quanto à sua prioridade em relação às demandas dos produtores e ao mérito metodológico e técnico-científico. O passo seguinte será a realização de encontro técnico entre pesquisadores e produtores rurais para divulgar os resultados alcançados e ouvir contribuições dos produtores para o contínuo aperfeiçoamento da pesquisa.

Os trabalhos do Seminário Técnico foram coordenados pela pesquisadora Stela Dalva Vieira Midlej e Silva, Chefe do Serviço de Pesquisa e coordenadora das pesquisas, que se mostrou satisfeita com a produtividade alcançada pelo Cepec no presente exercício. Os resultados serão posteriormente divulgados no informe de pesquisa que será publicado no início do próximo ano.

De acordo com o Diretor Técnico-Científico da Ceplac, Manfred Müller, a Superintendência da Bahia vai coordenar as pesquisas de cacau em todo o país sem subordinação, para que haja maior integração, melhor aproveitamento dos recursos e maior alcance de resultados. As palestras do Seminário Técnico foram realizadas no Centro de Treinamento da Ceplac, na rodovia Ilhéus – Itabuna, abordando os temas “Uso de Espécies Silvestres no Melhoramento Genético do Cacaueiro”, por Ronaldo Carvalho Santos (Cepec/Segen) e “Prevenção da Monilíase do Cacaueiro”, por Givaldo Niella (Cepec/Sefit). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário