sábado, 20 de novembro de 2010

CNPq lança Painel Lattes

O CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico lançou o Painel Lattes. Trata-se de uma ferramenta interativa de consulta onde encontram-se dados sobre as pesquisas no Brasil e sua evolução nos últimos anos. A plataforma permite comparar dados evolutivos sobre as pesquisas em diferentes áreas, cruzando informações e comparando entre instituições, públicas e particulares, estados e também nacionalmente.

Em um exemplo, retirado de consulta ao Painel, é possível verificar a quantidade de doutores no Ensino Superior Público no Brasil, comparando com o Estado da Bahia, e algumas de suas instituições públicas, onde foram selecionadas apenas as que possuem cursos de Engenharia Civil.


Em outra curva, comparando a área de Engenharia, verifica-se que a UESC encontra-se em terceiro lugar em número de doutores engenheiros. Com a criação e implantação de mais 4 novas engenharias, em 2011, esse número tende, todavia, a crescer.


No Nordeste, a Bahia aparece, entre as Engenharias, em quinto lugar.


No Brasil, de acordo com o Painel Lattes, são 72.195 doutores no Ensino Superior Público, dos quais 7.385 são engenheiros, um total de 10,22%, o que é muito pouco comparado com outros países desenvolvidos. Na Engenharia, a maioria dos doutores se concentra no Sudeste e no Sul.


E esses doutores estão nas Públicas, uma vez que, na Área de Engenharia, nas Particulares, são apenas 1.221 doutores, onde na Bahia comparecem apenas 27. Dado que mostra que o ensino superior nas instituições particulares baianas, em Engenharia, se distancia das demais no cenário nacional.


Certamente esses dados continuarão a ser analisados por muitos outros pesquisadores. Parabéns ao CNPq!









Nenhum comentário:

Postar um comentário