segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENINC 2011 discute inovações no setor da Construção Civil


Fonte: Paranashop

O Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil (Eninc), que aconteceu em Foz do Iguaçu, desde quarta-feira, dia 21, se encerrando na última sexta-feira, dia 23, apresentou palestras e painéis de debates sobre diversos temas de interesse do setor, dentre os quais sustentabilidade como tendência de futuro; madeira biossintética; madeira plástica; wood frame, sistema alemão de construção; logística reversa e gestão de resíduos; sistema wisy, de aproveitamento da água da chuva e alvenaria sustentável.

Uma das novidades é um moedor de entulhos, máquina portátil que pode ser instalada nos canteiros de obras e contribuir para transformar entulho em material reaproveitável para a própria obra. Em vez de poluírem aterros ou serem irregularmente depositados em áreas impróprias, os resíduos de construção viram matéria-prima para a fabricação de contrapiso. A tecnologia vai transformar a realidade dos canteiros e potencializar ainda mais resultados na construção civil.

A madeira biossintética é outra novidade, que pode ser conferida pelos participantes durante o Eninc. O material tem características adicionais ao seu similar natural, como mais durabilidade e resistência às ações do clima. Por isso, esse tipo de produto é indicado, por exemplo, para revestir áreas abertas. A variedade de cores é outro atrativo de um produto.

Produtos a base de compósitos de plástico-madeira vem sendo estudados também na UESC, são os WPC - Wood Plastic Composites, que são formados a partir de matrizes poliméricas reforçadas com fibras vegetais.

“O Eninc é uma oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais do setor. É o único evento do setor com caráter 100% técnico e oportuniza aprendizado e troca de informações entre estudantes, autônomos, engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil de todo o território nacional, e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina”, afirma Orestes Hotz, gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR.

O evento, complementa o consultor do Sebrae/PR, Volmir Valentini, apresenta estudos, inovações, pesquisas, casos de sucesso, entre outros, por meio de palestras, debates e exposição de empresas. “O mercado da construção civil exige que o profissional esteja em constante renovação e acompanhamento das tendências. Pensar em inovação e técnicas construtivas diferenciadas é fundamental para quem está no mercado ou, ainda, para estudantes que pretendem acessar o mercado.”

Para Carla Werkhauser, coordenadora estadual da Construção Civil do Sebrae/PR, o Eninc é um evento único, focado na integração da cadeia produtiva e em novas tendências e tecnologias para a construção civil. “Uma oportunidade imperdível para que os empresários de micro e pequenas empresas busquem atualização e modelos eficientes de negócios. A programação do Eninc abre espaço ainda para discussões do momento, como o desafio da sustentabilidade, do reaproveitamento de resíduos sólidos e o desenvolvimento do setor, sem agressão ao meio ambiente.”

O Eninc, que tem como objetivo disseminar a inovação para todos os elos da cadeia produtiva da construção civil, está na terceira edição e é organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná (Sinduscon/Oeste) e Fundação Paranaense para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria da Construção (Fundatec), com o Sebrae/PR, e parceria do Sinduscon/Paraná, Sinduscon/Norte e Sinduscon/Noroeste; Sistema FIEP; Itaipu Binacional; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PR) e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário