Laboratórios



O Curso de Engenharia Civil da UESC conta desde sua implantação com infra-estrutura laboratorial existente na instituição, com destaque para o LEMER - Laboratório de Ensaios Mecânicos e Resistência dos Materiais.

O LEMER integra a estrutura dos laboratórios de pesquisa do DCET—Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC. Implantado em 2007, com apoio de convênios com base na Lei de Informática e de projetos apoiados pela FAPESB—Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, serve de ambiente para aulas de Graduação e Pós-Graduação na UESC, além de abrigar pesquisas de Iniciação Cientifica e de Mestrado.



O laboratório conta com infra-estrutura para realizar ensaios estáticos e dinâmicos em diferentes materiais e uma equipe de pesquisadores dedicada as mais diversas área de pesquisas da Engenharia, com impacto técnico-científico estratégico para o desenvolvimento sustentável da Região Sul do Estado.

Máquina de ensaios universal de 20 kN de capacidade

Shaker de bancada

Bancada de trabalho de alunos de IC e Mestrado

Equipamentos
Sistema de Aquisição de Dados ADS2000 ligado a Máquina AI 7000
Prensa Hidráulica Manual de 100 tf
Pórtico de modelos didáticos

Bancada de ensaios e microscopia

Bancada de extensiometria

Bancada de marcenaria
 
Armário de ferramentas

Conjunto hidráulico

 Bancada de metal-mecânica
Torno-fresadora

 Furadeira da bancada
Cilindros hidráulicos de 50 ton, 10 ton e 100 ton

Argamassadeira, misturador e peneirador

Guincho de 2 ton de capacidade

Autoclave e estufa
 
 Betoneira de 46 litros
Serra de bancada para madeira

Bancada de lavagem de ferramentas 
Ferramentas elétricas de corte, furação e tratamento de superfícies

As principais atividades de pesquisa estão ligadas ao estudo de novos materiais para construção e novos sistemas construtivos. Onde são estudados sistemas compósitos sob ações de natureza estática e dinâmica. Além da modelagem numérico-experimental de sistemas materiais complexos em materiais tracionais da indústria da construção, como o concreto armado e protendido, aço e madeira.

O principal projeto envolve o Desenvolvimento de Novos Blocos de Alvenaria de Cimento Leve Reforçado com Fibras Vegetais, que conta com o apoio da FAPESB no Edital Temas Estratégicos, apoiado com recursos da ordem de R$ 150 mil.

Além disso, o laboratório está dotado de equipamentos para ensaios de caracterização de materiais e sistemas materiais dos mais diversos. Destacam-se, neste caso, máquinas de ensaio de flexão e compressão, com capacidade de 100 tf e excitadores eletromecânicos de bancada, para realização de ensaios dinâmicos, equipados com sensores para medidas de força, deslocamento, deformações e acelerações.

O LEMER tem suas pesquisa voltadas para a busca de sistemas construtivos sustentáveis e com vocação aos projetos de interesse social, ligadas as construções de baixo custo e baixo impacto ambiental, desenvolvidas a partir de materiais renováveis e recicláveis.